sábado, 28 de março de 2009

Graça x Religião


A religião tenta mudar o homem pra que este seja aceito por Deus. É um processo doloroso, cansativo e arriscado. Aposta-se a vida na tentativa de alcançar o divino, nem que para isso pessoas sejam “sacrificadas”. O pior é que a religião não transforma, não surte efeito positivo. Pelo contrário, leva à morte espiritual e, por conseguinte, física. É querer voar e não ter asas.
A graça vem do alto, não de mãos impuras, mas de punhos marcados. Ela transforma o ser de dentro para fora; acontece então um “novo nascimento”. É Deus fazendo todo o esforço para o resgate do homem. Ele desce o elevador direto do céu, deixando toda sua glória, em forma de homem, e se dá à morte de cruz por amor à criatura, para que está possa ser chamada filha, filha amada.
Vai continuar preso aos grilhões da morte ou ser livre para voar nas asas da graça?
"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus." Efésios 2.8

7 comentários:

  1. Mto bom, nao tenho o q falar, vc ja disse tudo.
    Abaixo religiao , e Viva sim o dono da Criacao.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito...
    Muito bom Daniel...

    ResponderExcluir
  3. Ahh, esqueci =P

    By: Renan.

    ResponderExcluir
  4. "Sinta a vontade pra dizer o que pensa, respeitando a opinião de todos."
    Me sentirei à vontade...

    O que é Religião? Apenas re-ligar?
    "A religião tenta mudar o homem pra que este seja aceito por Deus".
    De fato a religião é totalmente humana, pois é fruto de uma ação a nivel terreste, não celeste. Religião como nós conhecemos hj, não sendo diferente do passado, é uma tentativa absolutamente frustada do "re-ligar". Mas como pode o homem se re-ligar ao divino, se nossa capacidade para tal ato sempre pende para o fanatismo, preconceito, acepção, ortodoxia, hipocrisia... Dizendo em nome de Deus, que estamos nos religando?!
    É decepcionante se religar...
    A religião não transforma o homem, uma vez que o homem se transforma no conceito que ele mesmo criou em sua religião medíocre e ínfima.

    Concordo quando o autor(irmão daniel) diz que é um processo cansativo e doloroso, e que nessa busca pelo divino, pessoas podem vir a ser sacrificadas!
    Então me pergunto... Para que religião? Para que tentar se religar, quando todas as vezes que tentamos isso, sempre cometemos mais besteiras?
    Religião, e instituições religiosas possuem na sua teoria um discurso mto belo, pena que são podres por dentro.
    Não, obrigado... Não quero tal estupro para mim!

    Creio também na graça, e com ela, posso afirmar que não preciso mais dessa podridão religiosa! Não preciso me re-ligar, pq a ponte já está ligando! Religião é humana, Graça é Divina!
    Deixemos tbm essa fantasia de que graça está na bela imagem da Crucificação, e, como diz Caio Fábio, percebamos ela no presente momento, ou viveremos apenas de história!

    Por fim, afirmo: Se precisamos de religião, pq então temos medo de nos desvenciliarmos dela? Tradição? Farisianismo? Faltar de pensar?
    Quer voar nas asas da graça??
    Derrube todos os sistemas religiosos então!

    ResponderExcluir
  5. Creio que não há muito a acrescentar ao que já foi dito, então vou apenas dizer o que penso de forma resumida..

    O fato é que nós devemos nos ligar ao Pai, e para isso precisamos da Biblía (sua palavra revelada à nós) e oração (Intimidade com o Pai).
    Comumhão com Deus atravéz de oração é impossível se não houver comunhão com o próximo, pois a Bíblia nos ensina que aquele que diz amar ao Pai mas nega seu irmão é hipócrita (metiroso). E por fim , para manter tudo isso existe o mandamanto máximo do amor, Amando à Deus sobre todas as coisas e amando ao próximo como nós mesmos todo o resto é subtendido.

    E onde entra a religião nessa história toda?
    Se por religião entedemos "dogma" (afinal o que é religião???), então o dogma é muito útil como PONTO DE REFERÊNCIA, e apenas isso.
    É preciso ter um ponto de partida, ou o novo crente ficará totalmente perdido. O senso crítico deve amadurecer com o tempo, com a intimidade com o Pai.
    Afinal, o dogma é resultado de estudiosos que chegaram a táis conclusões após muito estudo da palavra, E se mesmo Jesus ia ter (conversar) com os estudiosos da palavra, como nós podemos ser egocêntricos à ponto de ignorar seus conhecimentos?

    Devemos ser questionadores e perguntar "por que é assim?", e verificar se há base Biblica. É assim que crescemos na sabedoria da palavra.

    Portanto busque, questione. No que anda crendo? O que anda aceitando? Você sabe o que apóia? Sabe no que crê?
    Caso contrário, não passas de uma marionete...

    ResponderExcluir
  6. A começar por religão como dogma, me frusto ainda mais! É tão angustiante ter que ir até Deus por rituais, ou cumprindo Leis... Pensando assim, começo a me perguntar se foi vã a vinda de Jesus!
    Me parece que as críticas de Jesus à religião, o seu discurso revolucionário, e o véu do templo rasgando, não serve de nada se eu tiver que ir até Deus por dogmas, por esforços próprios, quando na verdade não é o homem que conseguir ir até Deus, mas Deus ao homem.
    Dogma como ponto de referência? Ensinar ao novo crente? Isso é um abuso ao Evangelho de Cristo. Ensine os mandamentos, bem lembrados no comentário acima - amar a Deus acima de todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo - e você terá fiéis pensantes, não reprodutores de discursos religiosos de domingo à noite!
    O amor deve amadurecer com a intimidade com o Pai, não o senso crítico, pq este, já deveria ser uma característica desenvolvida pela instituição... Triste, percebo, que não é esta realidade!
    Dogmas são conclusões de estudiosos a cerca da palavra? Dogma é manipulação e padronização de um líder que quer ter em seu poder um numero de pessoas, que deixam de serem pessoas para serem massa, e massa não pensa!
    Jesus não ia ter com estudiosos da palavra... Ele ia ter com prostitutas, leprosos, cegos, republicanos, paraliticos! O unico momento que Ele se encontrou com um religioso, o religioso foi até Ele.

    Concordo com a frase: "Devemos ser questionadores e perguntar "por que é assim?", e verificar se há base Biblica. É assim que crescemos na sabedoria da palavra."
    E acrescento dizendo: Depois da reforma Protestante, nossos pais reformadores nos legaram o "Sacerdócio Universal" de cada crente... O que eu não entendo, é como pode nós acharmos que precisamos de dogmas para irmos a Deus!

    Sim...Questione, busque, leia, estude, tenha uma fé fundamentada na razão(não deixando de crer nas manifestações inexplicaveis pela razão, tenha equilibrio), como dizia John Stott no Livro "Crer também é pensar"!
    Mas agora, se você não quiser ser marionete, tenha cuidado em usar Padronizações(dogmas) como forma de ir até Deus, e de entende-lO!

    Deus nos abençoe

    ResponderExcluir
  7. Apenas gostaria de acresentar que não quis dizer que o dogma eleva o homem a Deus, mas que ele é algo que deve ser observado para ajudar o cristão a pensar. Ele deve olhar para aquilo e questionar, afinal nem tudo ali é verdade, mas nem tudo é mentira.

    E Jesus foi SIM ter com os estudiosos, ainda jovem quando sumiu por 3 dias. (Lucas 2-39)
    Bom é isso, a chave é mesmo ler a Bíblia, saber ouvir a outros que a estudam (afinal, pra que você está lendo isso???), orar, e ter comunhão com Deus e os irmão. Sabendo observar ao nosso redor sempre com um senso crítico moderado, veremos as coisas acontecendo natualmente.

    Espero ter sido útil a vocês no sentido de ajuda-los a pensar.
    Deus abençoe a todos!

    ResponderExcluir